Skip to main content

Lacraias

Espécies mais encontradas nas áreas urbanas

Existem cerca de 3 mil espécies de lacraias


Abaixo estão apenas 3 espécies
  • Lacraia gigante: essa lacraia e um feroz predador de vermes, lesmas e insetos. Com o auxílio de duas longas antenas, o animal localiza a presa, que é imobilizada por uma picada certeira de seus afiados ferrões. Não se trata de dentes verdadeiros, mas de pernas modificadas, capazes de injetar o veneno na vítima. Com as mandíbulas a lacraia despedaça a presa;

  • Lacraia comum: lacraia comum ataca geralmente animais de seu próprio tamanho, entre os quais outras lacraias. Possui 15 pares de patas. Vivem em ambientes úmidos, sob troncos, pedras e folhas;

  • Lacraia venenosa: algumas espécies de lacraias como as do gênero Scolopendra (encontradas na África, Ásia, e Américas), atingem até 30 cm de comprimento. Às vezes as lacraias entram em casas de pessoas, à procura de insetos. O veneno proveniente de sua picada é letal para esses pequenos animais. Em seres humanos, provoca intoxicações leves.

Prejuízos e riscos à saúde

As lacraias ou centopéias são animais peçonhentos, uma vez que possuem glândula de veneno e presas inoculadoras; podem produzir acidentes dolorosos.

Na maioria dos acidentes, em geral ocorridos na manipulação de objetos onde este animal estava escondido, o quadro não é grave, variando de acordo com o número de picadas e da hipersensibilidade ao veneno por parte da vítima.

Ciclo de vida e reprodução

A reprodução das lacraias é sexuada. Os sexos estão separados em indivíduos diferentes (machos e fêmeas). A fecundação é interna: o macho deposita suas células sexuais no corpo da fêmea, dentro da qual encontram as células sexuais femininas.

Características e comportamentos

As lacraias ou centopéias são animais terrestres, de vida solitária, carnívoros, e alimentam-se de minhocas, vermes, grilos, baratas, entre outros. A presa é detectada e muitas vezes imobilizada através da inoculação do veneno. Estão distribuídas por todo o mundo, em regiões temperadas e tropicais.

Possuem hábitos noturnos e alojam-se sob pedras, cascas de árvores, folhas no solo e troncos em decomposição ou constroem um sistema de galerias, contendo uma câmara onde o animal se esconde. Podem também ser encontrados em hortas, entulhos, vasos, xaxins, sob tijolos; enfim, em qualquer parte da casa que não receba luz solar e seja úmida. Os esconderijos proporcionam proteção não apenas contra possíveis predadores, mas também contra a desidratação.

As lacraias são também conhecidas como centopéias, pertencem ao grande grupo dos artrópodes e é encontrada em regiões tropicais (úmidas), especificamente em folhas no chão e em troncos de árvores. A lacraia é um miriápode que apresenta corpo achatado compreendendo a cabeça e uma série de segmentos todos iguais, sem distinção entre tórax e abdômen. A cabeça ostenta um par de antenas, um par de mandíbulas e dois pares de maxilas. O primeiro par de patas, os maxilipídios funcionam como armas de defesa.

O esqueleto externo do corpo da lacraia é dividido em numerosos segmentos articulados, que se superpõem uns aos outros, permitindo ao animal enrolar-se. E as pernas posteriores são maiores que as anteriores.

Os miriápodes podem ser herbívoros ou carnívoros. Os carnívoros são predadores, ou seja, caçam e alimentam-se de pequenos animais, como moscas, grilos ou vermes. As lacraias capturam sua presa com pinças muito fortes que possuem no último par de patas. Depois, cravam suas unhas pequenas presentes na cabeça e injetam um veneno mortal em suas vítimas.

Cuidados e medidas preventivas

Através da dedetização é possível prevenir este tipo de praga, afastando as de seu lar. Outras medidas também evitam a presença deste inseto, como:

  • Manter limpos quintais, jardins, sótãos, garagens e depósitos, evitando acúmulo de folhas secas, lixo e demais materiais como entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenhas;
  • Ao manusear materiais de construção, usar luvas de raspa de couro e calçados, pois estes materiais podem servir de abrigo;
  • Rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos e frestas;
  • Vedar soleiras de portas com rolos de areia;
  • Usar telas em ralos do chão, pias ou tanques;
  • Acondicionar o lixo em recipientes fechados para evitar baratas e outros insetos, que servem de alimento às lacraias;
  • Realizar roçagem de terrenos;
  • Manter berços e camas afastados das paredes;
  • Examinar calçados, roupas e toalhas antes de usá-los;
  • madeiras e lenhas;